segunda-feira, 29 de abril de 2013

Igreja gay? Que história é essa?

Sábado passado, dia 27 de abril, a Igreja Cristã Contemporânea inaugurou um templo na cidade de São Paulo, região do Tatuapé. Os grandes veículos de comunicação noticiaram "igreja gay", o que me chamou a atenção!

Vem cá, que história é essa de igreja gay? Pelo amor de Deus... A igreja não é apenas para os gays. Se fosse, fugiria em muito do princípio básico de não discriminar quem quer que seja.

Se é igreja cristã então baseia-se em Cristo, antes de tudo. Assim sendo, não há discriminações sobre quem participa de seus cultos, certo?

Mas muitas outras são cristãs e não admitem gays como membros atuantes... Verdade! Esta ainda é uma questão não superada pela grande maioria das igrejas cristãs.

Mas igrejas como a Igreja Cristã Contemporânea ou a Igreja Cidade de Refúgio, que também tem templo em São Paulo, são diferentes neste aspecto. Apesar de não conhecer bem os fundamentos de ambas as igrejas, penso que suas propostas não são de exclusão, mas de inclusão, pelo pouco que li em seus sites e textos.

Considero um desserviço os noticiários divulgarem "igreja gay". A mim, esta ideia de gueto não faz sentido. O que se busca é a igualdade, e isto dificilmente acontecerá formando-se grupos isolados.

Notícias assim, aparentemente ingênuas como figura de linguagem ("igreja gay"), parecem tendenciosas e não colaboram com a igualdade que os gays buscam na sociedade.

Finalizando: AS IGREJAS NÃO SÃO GAYS! Apenas tratam normalmente os gays assim como quaisquer outros membros que não sejam gays.



2 comentários:

  1. Além destas, existem em São Paulo a Igreja da Comunidade Metropolitana e a Comunidade Cristã Nova Esperança.

    A questão principal é que estudos que só foram possíveis no último século comprovam não haver condenação explícita à homossexualidade nos textos bíblicos, mas devido à ideologia dominante é difícil para a maioria dos cristãos entender e aceitar isso. Foi a mesma coisa quando um estudioso provou que a Terra girava ao redor do Sol...

    Marcelo E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      Você tem razão, a ideologia dominante (ou talvez, em alguns casos apenas a falta de conhecimento) levará algum tempo a ser superada em relação à homossexualidade. Pelo menos é o que esperamos.

      Muito bom saber que existem mais igrejas que não fazem acepção de pessoas devido à sexualidade, como as que você citou.

      Abraço.

      Excluir