segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Meninos e Meninas

"Quero me encontrar, mas não sei onde estou
Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita
Tenho quase certeza que eu não sou daqui"

Muitos jovens gays ou bissexuais vivem a situação deste trecho da música do Renato Russo (Meninos e Meninas - Legião Urbana). Anseiam se encontrar, achar seu lugar na sociedade e o respeito diante de tanta confusão, condenação e discriminação. "Tenho quase certeza que eu não sou daqui" - desse lugar que não acolhe, mas espalha, desse lugar que não ama incondicionalmente, mas julga, condena e pune!

Muitos têm a sorte de encontrar na família todo o apoio necessário para seguir em frente independentemente das coisas que muitos dirão. Talvez não dimensionem o quanto se tornaria mais complicado se a família fosse a primeira a reprimi-los,  a exclui-los e a renegá-los.

"Me deixa ver como o viver é bom
Não é a vida como está, e sim as coisas como são
Você não quis tentar me ajudar
Então, a culpa é de quem? A culpa é de quem?"

Viver sem o peso da mentira e da enganação, ter aceitação própria é muito bom. Ser honesto consigo mesmo, superando as dificuldades e sabendo que sempre há pessoas boas para ajudar e o amor de Deus, este que é incondicional.

Quem nunca ouviu alguma vez, alguém da própria família, dizer que o fato de ser gay é safadeza e que isso  é uma fase? "Não é a vida como está, e sim as coisas como são" - por que será que é tão grande a dificuldade em aceitar? Orientação sexual não é escolha, ser gay não é escolha, assim como pessoas heterossexuais nunca tiveram um momento em que decidiram ser héteros - simplesmente aconteceu!

"E eu gosto de meninos e meninas"

E foi dessa forma que o poeta terminou a canção.


Uma vez fora do armário, coragem! Não volte atrás mesmo sabendo que muitas dificuldades virão. Faça deste fato uma oportunidade para criar maturidade e respeite-se a si próprio principalmente, pois a partir daí as pessoas aprenderão a respeitar suas opiniões, mesmo que discordem delas.

E tenha a certeza que se houver sinceridade e honestidade Deus o ajudará!

Fica a dica =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário