sábado, 30 de junho de 2012

Tapa na cara da sociedade

Neste mês, dia 23, comemorou-se o centenário do matemático britânico Alan Turing. Sua "Máquina de Turing" foi o princípio de toda a paternidade do invento mais importante dos últimos tempos.

Além disso, ele foi o responsável pela quebra de diversos códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial através do computador Colossus.

O gênio era homossexual, algo combatido na Inglaterra. Foi preso e julgado em 1952 por ter relações homossexuais. Não se defendeu, declarando que não estava fazendo nada errado. Como pena, ou ficaria preso ou deveria ser tratado com estrogênio para controlar a libido. Optou por submeter-se ao tratamento.

Durante o tratamento, pesquisou sobre o aparecimento dos números de Fibonacci em padrões nas folhas de plantas, mais notável no centro dos girassóis. Era fascinado pelo modo como a matemática funciona na natureza. Além disso, estudou Física Quântica, focando na função de redução de ondas.

Humilhado e não aguentando as pressões, Turing tomou cianureto e morreu aos 42 anos.  O suicídio foi questionado pela sua mãe que acreditava ter sido uma morte acidental.

Em 2009, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown  pediu desculpas formais do governo pelo tratamento e pela dor que causaram a Alan Turing.

Alan Turing foi um visionário sem o qual este mundo moderno de iPad, Smartphone e Facebook talvez não tivesse se tornado realidade.

Seu centenário está sendo celebrado pelo mundo inteiro ao longo de todo o ano.

Endosso a mensagem do jornalista e roteirista Vitor Angelo (autor do Blogay na Folha de S. Paulo), aos homofóbicos de plantão: Continuarão utilizando esta máquina, criada e projetada por uma destas bichas, destes viados que vocês tanto odeiam e condenam como algo anormal? Que grande dilema, não?!

O Google prestou homenagem a Alan Turing. Para vê-la, clique aqui. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário